sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Nassif e as denúncias contra a Veja

O assunto do momento entre os blogs políticos é a série sobre a revista Veja que o jornalista Luis Nassif vem escrevendo em seu blog. Até agora, são 13 capítulos de denúncias graves, incontestavelmente respaldadas por matérias da própria revista e cheias de fontes e links. Coisa séria, bem-feita e muito corajosa, pois ele tá pondo nos holofotes um punhado de peixe grande!

Ora, a Veja ainda é a principal revista informativa do país, aquela que se gaba de pautar os assuntos da semana... Não seria de se esperar que ela utilizasse seu próprio poder de alcance e convencimento para (se fosse uma revista séria, explicar-se, mas já que é a Veja, pelo menos) responder e/ou tentar calar ou desqualificar Nassif com uma pesada contra-artilharia? Não seria. Se a revista tocar no assunto, traz à luz um tema que por enquanto ainda está restrito à chamada blogosfera. Mas Nassif pôs a Veja em uma sinuca de bico, porque o silêncio é praticamente uma confissão de culpa, e a blogosfera também não pretende ficar quietinha. Tá armada a bomba-relógio.

A revista optou por outra tática. Sem qualquer alarde, decidiu processar o incômodo denunciante. Veja e mais dois de seus jornalistas, sendo que estes entraram com duas ações cada. Claro que é direito legítimo de um ofendido entrar na justiça contra quem o ofende, não questiono isso, apenas não consigo não perceber a óbvia intenção por trás da atitude. São cinco ações bancadas por um grande grupo de mídia contra um único jornalista que se expressa de forma independente, que sozinho não tem a menor condição de bancar advogado pra isso tudo: é claro e cristalino que Veja usa a legitimidade da Justiça não para fazer justiça, mas para intimidar pelo bolso, ponto em que leva uma vantagem até covarde. (Se bem que faz sentido...)

Enquanto isso, a chamada grande imprensa não sabe de nada, não viu nada, e quando instigada por uns e outros leitores mais insistentes faz cara de paisagem e manda respostas automáticas que nada respondem. O Globo, Folha, Estadão & cia parecem temer que seus leitores descubram que é possível questionar! Por quê será? A princípio, supõe-se que "informação" seja o produto desse negócio, porque ignorar informações tão quentes? Quem não deve não teme...

Update em 22/02:

Vi agora no SIVUCA e apóio totalmente a Campanha UM ASSINANTE A MENOS. A disseminação do dossiê pelos blogueiros é ótima mas tem suas limitações, agora é hora de cada um convencer um amigo ou parente a cancelar sua assinatura da Veja. Material para convencimento há farto. Além do Dossiê do Nassif, também vale demais a leitura do Dossiê Veja da Revista NovaE.

Copie, publique em seu blog, imprima e multiplique. UM ASSINANTE A MENOS dói onde eles sentem dor: no bolso.

Nenhum comentário: