sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Brasil é credor externo pela primeira vez na história

(Com informações da Agência Brasil)

O Brasil passou a ser credor externo, fato inédito na história do país, segundo o Banco Central. Isso foi possível com a redução da dívida externa total líquida, ou seja, as reservas internacionais e outros ativos são maiores do que a dívida externa. Ainda segundo o BC, a estimativa para o fechamento de janeiro de 2008 é de que o montante da dívida líquida se tornará negativo em mais de US$ 4 bilhões!

Mais uma vez, Lula pode dizer que nunca antes na história desse país alguém conseguiu fazer o que ele fez.

ISSO NÃO É NOTÍCIA, NÃO???

Depende do ponto de vista... Na capa da Folha online, não tem nem uma chamadinha pra essa notícia. Mas tem sobre a BBB que desmaiou na prova do líder. Na capa do G1, nada também. Mas tem até foto pra notícia do nascimento dos gêmeos da Jennifer Lopez. Globo on-line? Mesma coisa. Mas lá você fica sabendo que o Eike Batista quer comprar o Hotel Glória. UAU!

Jornais impressos e audiovisuais não podem simplesmente ignorar a notícia, mas podem diminuir seu impacto. Na capa do Globo, a manchete é "Brasil reúne recursos para pagar toda a dívida externa". Eu fiquei com a impressão que o país estava fazendo uma vaquinha! Na rádio Guarani, a jornalista teve a cara de pau de incluir entre as razões da reviravolta o fator... SORTE! Sorte porque o cenário internacional está "favorável". Arrã. E ainda disseram que se o governo fizesse um monte de coisa diferente estaria crescendo muito mais, mais até que a china! Ô, gente, se era tão simples, pq não fizeram antes?

----

Saiba mais:
Conversa Afiada - Dívida externa: Lula x FHC
Blog do Mello - Fim da dívida externa, fim da era FHC
Blog Entrelinhas - PSOL perde mais uma bandeira

Nenhum comentário: