segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Bolsa Família ajuda a diminuir desnutrição infantil

Um e-mail enviado pela assessoria do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome ao site Conversa Afiada informa alguns resultados históricos da parceria entre o Programa de Saúde da Família, do Ministério da Saúde (MS), e o Programa Bolsa Família, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

Os beneficiários do Bolsa Família devem cumprir algumas condicionalidades, dentre as quais a manutenção de crianças e adolescentes em idade escolar freqüentando as escolas e a atenção aos cuidados básicos em saúde. O cumprimento dessas condicionalidades certamente contribuiu para a diminuição de 52% dos casos de desnutrição infantil e para a queda de 8,54% para 2,95% de recém-nascidos com mães que nunca fizeram consulta de pré-natal, uma vez que facilita a manutenção de um calendário de vacinação para as crianças entre 0 e 6 anos, além de uma agenda pré e pós-natal.

Desde 2002, a diminuição da desnutrição infantil tem se refletido em um importante decréscimo nas taxas de hospitalizações em crianças menores de um ano no SUS, o que, conseqüentemente, representa baixa dos custos na área de saúde.

Esse é mais um dos efeitos positivos do Bolsa Família. Os ministérios da Saúde e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome comemoram os índices (mas o PIG não parece achar conveniente divulgá-los).

Nenhum comentário: