quarta-feira, 5 de março de 2008

Colômbia x Equador: vamos brincar de juntar pecinhas?

- No sábado, 1º/03, tropas colombianas invadiram o Equador e assassinaram 15 guerrilheiros das Farc que estavam acampados na amazônia equatoriana, a 1800m da fronteira com a Colômbia. Um dos guerrilheiros assassinados foi Raúl Reyes, o "número dois" e um dos mais moderados membros das Farc. Reyes defendia o diálogo e negociava pessoalmente a liberação de 11 reféns junto a representantes de países como França, Espanha e Suiça.

- Para o Ministério das Relações Exteriores da França, a morte de Raúl Reyes é uma má notícia para o andamento das negociações, cuja existência Álvaro Uribe, presidente da Colômbia, alegou desconhecer. O ministério desmentiu o presidente colombiano. Uribe não só sabia, como havia concordado. A libertação dos prisioneiros estava sendo planejada para este mês, no Equador.

- Dentre os reféns cuja libertação se negociava está a franco-colombiana Ingrid Bettancourt, ex-senadora e ex-candidata à presidência da Colômbia e adversária de Uribe. A libertação da ex-senadora e a perspectiva de negociações de paz com as Farc não seriam nada boas para os planos do presidente de mudar a Constituição e disputar o terceiro mandato. Já é a segunda vez que Uribe frustra uma iminente libertação de Ingrid.

- Álvaro Uribe é um aliado útil e manipulável dos EUA, e a Colômbia, além da conveniente vizinhança com a "arqui-inimiga" Venezuela, ainda está em área estratégica no que diz respeito a petróleo e água. Dois dias antes do "incidente", um chefe militar americano esteve em Bogotá para "compartilhar informação vital sobre a luta contra o terrorismo". Ontem, 4/03, George Bush declarou seu apoio à Colômbia e "agradeceu" Uribe por sua "ação forte" no caso.

- Para quem acompanha a cobertura do acontecido apenas pela grande mídia tradicional (a.k.a. PIG), a Colômbia é a vítima, o Equador acoberta criminosos, o Brasil é um bundão e a culpa de tudo, surpreendentemente, dessa vez não é do Lula, é de Chávez.

Para saber mais:
Blog Cidadania.com
Blog Democracia e Política
Agência Carta Maior
Direto da Redação

Nenhum comentário: